Atividades para pais de bebês internados na UTI Neonatal

Atividades para pais de bebês internados na UTI Neonatal

A rotina de pais que tem filhos em uma UTI Neonatal não é nada fácil. Muitos se dedicam com exclusividade aos pequenos, já outros se dividem entre trabalho, filhos em casa e o bebê internado. Muitas das famílias que viveram essa experiência sofrem com a ausência do toque e a separação precoce.

Os bebês em uma UTI Neonatal ficam na incubadora, e isso gera nos pais tristeza, medo e estresse”, comenta Caroline Pavlu, enfermeira gerente da UTI Neonatal da Perinatal Barra. Segundo a profissional, eles se sentem impotentes com pouca oportunidade de interação afetiva.

Pensando em diminuir o sofrimento e criar uma aproximação, a unidade da Perinatal Barra, criou um programa para de envolver pais e mães em atividades que, de alguma maneira, sejam focadas em seu bebê. São disponibilizadas aulas de artesanato com confecção de decorações para incubadora; produção e distribuição de polvinhos de crochê; bibliotecoterapia; reuniões de cuidados relacionados ao bebê; grupo de apoio psicológico e relaxamento físico aos pais.

Em dias específicos, convidamos avós e tios para que a família toda participe e todos se sintam acolhidos”, conta Caroline.

Segundo a enfermeira gerente e idealizadora do projeto, as atividades ajudam também a criar laços de amizade entre os participantes.

Percebemos que os pais vão se desinibindo progressivamente, manifestando satisfação e alegria. No início é comum que estejam apreensivos e calados, mas aos poucos, o ambiente torna-se descontraído. No final, sempre agradecem pelos momentos de lazer e divertimento que não vivenciavam desde a internação”.

Em breve será disponibilizada mais uma atividade, em que os pais vão poder produzir e montar um scrapbook para contar a história do seu bebê.

 

Cuidando dos pequenos

Entre as melhores do mundo na avaliação da Rede Vermont Oxford, as UTIs neonatais do Grupo Perinatal são altamente capacitadas para o tratamento de recém-nascidos. A instituição ultrapassou a marca de 24 mil bebês atendidos e, em 2017, obteve a taxa de sobrevida de 98%.

 

Leia também a nossa seção de bem-estar

LEIA MAIS

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.